De Onde Surgiu a Pizza? Como Ela é Feita?

Você é um amante de pizzas e massas e sempre se perguntou de onde surgiu a pizza?

Pois, você sabia que esta massa foi produzida e consumida por povos de vários cantos da terra ao longo de muitos anos atrás?

Isso mesmo! Mas foi na cidade de Nápoles localizada na Itália, onde ela tomou a forma como conhecemos e apreciamos atualmente.

Então se você quer conhecer mais sobre esta história, curiosidades e como esta massa é feita, continue com a leitura para apreciar o que separamos para você nesse artigo.

De onde surgiu a pizza: A história por trás da massa mais consumida em todo mundo

A pizza que conhecemos e comemos em restaurantes e pizzarias, teve originalidade na cidade de Nápoles, Itália.

Mas antes de ficar conhecida com este formato e variedades de sabores, a pizza já apresentava características parecidas há aproximadamente seis mil anos atrás.

Os hebreus e egípcios faziam finas camadas de massa, conhecidas como “pão de Abrahão”.

Há três séculos antes de Cristo, foram acrescentados carnes e cebolas na massa pelos fenícios.

Os turcos gostaram da ideia, e por volta do século onze nas Cruzadas, levaram a massa fina e redonda até o porto de Nápoles.

Os Napolitanos adoraram a ideia, dessa forma, aprimoraram com trigos de melhor qualidade e acrescentaram variedades de queijo na receita.

E foi em Nápoles que foi criada a primeira pizzaria no mundo. A pizzaria se chama Antica Pizzaria Port’Alba, foi construída em 1830 e funciona até hoje!

Décadas se passaram até que os Napolitanos acrescentaram o tão famoso extrato e molho de tomate, ingredientes importantes vindos da América em meados do século dezesseis.

No término da Segunda Guerra Mundial, os Norte Americanos popularizaram de vez a pizza.

Desta forma, a pizza ganhou popularidade no mundo todo, e foram construídas pizzarias, novas receitas e até mesmo o World Championship Pizza.

A mesma é uma competição que elege os melhores pizzaiolos e pizzas de diferentes categorias no mundo.

Uma curiosidade, é que o Brasil é o segundo país onde mais se consome a pizza, perdendo somente dos Estados Unidos.

Esta é a história de onde surgiu a pizza, e sua evolução foi constante até chegar a sua forma como conhecemos e apreciamos atualmente.

De onde surgiu a pizza: Qual a receita utilizada?

Existe uma grande variedade de sabores e tipos de pizzas. De acordo com pesquisas, estas são as pizzas mais consumidas pelos Brasileiros:

  • Calabresa;
  • Portuguesa;
  • Marguerita;
  • Frango com Catupiry;
  • Mussarela;

Além destes sabores conhecidos nos paladares brasileiros, existem também as pizzas feitas com chocolate e frutas como banana e goiaba.

Na receita da massa da pizza, são levados em conta os ingredientes: farinha de trigo, fermento biológico, água morna, colheres de sal e açúcar, ovos, óleo e azeite.

A massa precisa ser preparada e “massageada” até criar forma, depois disso, você pode colocar os ingredientes de acordo com o sabor que deseja fazer com a massa.

É preciso também untar a forma com azeite ou manteiga antes de levar ao fogo.

Esta é a forma de como é feita uma receita simples de pizza, vale ressaltar que existem vários tipos de receitas para preparar as massas e recheios.

As pizzas são massas feitas com trigos de qualidade onde são acrescentados vários ingredientes em sua receita.

A forma como é feita depende bastante dos seus ingredientes que apresentam vários tipos de sabores, e também, como a massa é tratada pelo pizzaiolo.

Na sua história, foram consumidas por vários povos de diferentes culturas e etnias ao longo de muitos anos atrás. Mas foi na cidade de Nápoles, Itália, de onde surgiu a pizza que conhecemos atualmente.